10 erros comuns que impedem o crescimento das startups
- Pateo76
- 22 de ago.
- 4 min de leitura
Nos últimos dez anos, mais de 8 mil startups foram encerradas no Brasil. Os motivos variam entre falta de estratégia ou modelo de negócios fracos.
Em um estudo levantado pelo Infomoney, foi averiguado que mais de 8 mil startups faliram nos últimos dez anos no Brasil. Sendo que 20% era Fintech, startups com soluções voltadas para o âmbito financeiro, 13% era Retailtech, que estão no varejo.
Os números ficam mais alarmantes ao pensar que quase 17 mil startups estão ativas no país, praticamente o dobro das que fecharam.
Como as startups podem sobreviver a este cenário?
Neste artigo vamos apresentar os 10 principais erros comuns de startups que impedem o crescimento e como evitá-los.

Falta de Product Market Fit
O Product Market Fit (adequação do produto no mercado, em uma tradução livre para o português) avalia o desempenho de um produto ou serviço no nicho designado.
Se o que foi proposto pela startup solucionar os problemas da persona, o desempenho do produto/serviço será ótimo, contando com alta demanda, retenção forte e feedbacks positivos.
Desta forma, a startup atingiu o Product Market Fit (PMF).
Do contrário, o produto/serviço proposto pela startup não supre as necessidades dos clientes e afeta diretamente na tração da mesma.
Dica: estude bem o nicho, faça benchmarking, escute o público antes de lançar um produto.
Modelo de Negócio fraco
Não basta apenas ter paixão pelo problema, é preciso tornar a solução viável em termos financeiros e administrativos.
Cuidar da saúde financeira da startup pode parecer algo básico, mas muitas encerram serviço por falta do fluxo de caixa ou de um modelo de negócios bem definido.
Ao estruturar o modelo de negócio, a startup fica mais segura quanto à forma de remuneração e receita, o que, em consequência, gera maior rentabilidade da solução proposta pela startup.
Problemas de gestão e liderança
Uma boa liderança e gestão fazem toda a diferença no desempenho de uma startup, ou até mesmo de uma empresa de grande porte.
A falta de delegação, contratações inadequadas, desânimo nas equipes e falta de visão estratégica são alguns dos pontos negativos que podem provir de uma má gestão.
A liderança deve inspirar os liderados, engajar, propor metas mensuráveis e pensar no bem-estar interno e externo da organização.
Falta de estratégia de marketing e vendas
Elaborar estratégias de marketing e vendas é essencial para que o produto chegue ao público-alvo. Sem isso, a startup irá apenas gastar na produção do produto/serviço, mas não terá quem compre.
Desta forma, fica difícil para a startup passar dos cinco anos de funcionamento e escalar no mercado.
Se a startup já tem o público-alvo definido, o modelo de negócios estruturado, é o momento de delinear a estratégia de divulgação do produto ou serviço ofertado. Com metas mensuráveis, se torna mais fácil entender se estão no caminho certo ou não.
Gestão financeira ineficiente
Lembra que mencionamos que um modelo de negócio fraco afeta financeiramente a startup? Pois é, a ineficiência financeira também.
É comum, principalmente no começo, que haja mais gastos por conta da estrutura inicial da startup. Mas, conforme o crescimento, é recomendável a contratação de um time, terceirizado ou não, de contabilidade para cuidar da vida financeira do negócio.
Gastar antes de ter uma base sólida de clientes pode refletir negativamente no futuro, sendo bom maneirar e gerir os ganhos e gastos da startup.
Crescimento acelerado antes da hora
Todas as startups querem crescer no mercado e não é nenhum crime isso, o problema é quando o crescimento é acelerado e não tem uma estrutura definida para suportar novas contratações ou mudanças bruscas.
Por exemplo, contratar funcionários sem saber se conseguirá meios de remunerá-los é um erro que afeta o crescimento saudável da startup. O mesmo vale para criar mais produtos sem a validação do mercado.
Estabilize a estrutura da startup, depois a expanda com programas de aceleração. A curto prazo, trará um respiro financeiro. A longo prazo, um alívio.
Ignorar feedback do mercado
O foco central de uma startup é o cliente e isso deve ser estabelecido desde o início.
Ignorar os feedbacks dos clientes só vai afetar a startup negativamente, de modo que o cliente não confiará e não recomendará o produto/serviço oferecido.
Além disso, receber feedbacks é a oportunidade da organização fazer ajustes e aprimorar processos internos ou externos.
Leve sempre a opinião do cliente em consideração.
Não construir uma cultura forte
De que adianta faturar bastante se os times da startup não estão engajados em continuar?
Alta rotatividade também é um dos motivos que levam as startups fecharem de maneira precoce, porque implica em processos que poderiam acelerar ainda mais o progresso da organização.
Com os times definidos e bem liderados, a cultura organizacional se fortalece e transmite para o lado externo a confiança de adquirirem seus produtos e serviços.
Subestimar a concorrência
Fazer benchmarking é um processo importante ao desenvolver o plano estratégico e modelo de negócio. Não para se comparar ou subestimar o concorrente, mas para perceber a maturidade da empresa em relação aos concorrentes e ao mercado.
Pesquise, analise, participe de eventos do nicho e veja o que estão fazendo. Quais são seus diferenciais, em quais canais estão presentes, o tom que usam ao abordarem os clientes no físico e no digital.
Essas informações podem ser essenciais a longo prazo, em vista que pode trazer insights poderosos para a sua startup.
Falta de resiliência e adaptação
Empreender significa acompanhar todos os movimentos e mudanças do mercado e do comportamento do consumidor, por mais volátil que seja.
Os clientes perdem o interesse em empresas que não se atualizam, preferindo aquelas que estão a um passo a frente para atender suas necessidades.
Não se trata de mudar bruscamente, mas de se adaptar e se mostrar disponível ao mercado em todos os sentidos: cultural, organizacional e operacional.
O Pateo76 vai manter sua startup ativa no mercado
Em um cenário tão incerto, é normal temer que sua startup faça parte das estatísticas das que fecharam antes de completarem 5 anos de funcionamento. Por isso, você pode contar com o Pateo76, hub de inovação da ACSP para impulsionar sua startup.
Mentorias, projetos, pitches days e com a colaboração de outros hubs, startups ganham espaço para inovar no mercado.
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