Conheça os principais modelos de negócios e qual se aplica à sua empresa
- Pateo76
- 26 de ago.
- 5 min de leitura
O modelo de negócio é a estrutura principal de uma empresa, pois define como o cliente será impactado pela solução oferecida.
Então, é correto afirmar que o modelo de negócios começa com a primeira ideia da possível solução para determinado problema, e se estende até o momento da captura do cliente.
O modelo de negócio serve como norteador para que a empresa agregue, de fato, valor ao consumidor final.
A ideia é que o modelo de negócio responda às seguintes perguntas:
O que é oferecido? (Produtos ou serviços).
Quem são os clientes? (Segmentos de mercado).
Como a oferta chega ao cliente? (Canais de distribuição).
Como a empresa ganha dinheiro? (Fontes de receita).
Quais recursos e atividades são necessários? (Processos, tecnologias, parcerias).
Quais são os custos envolvidos? (Estrutura de custos).
Em 2010, Alex Osterwalder e Yves Pigneur lançaram o livro “Business Model Generation”, que apresentou o modelo de negócios Canvas que apresente nove pontos principais:
Ao preencher o Canvas, fica mais fácil de entender o tipo de modelo de negócios que se adequa à sua empresa.
Importante lembrar que existem vários tipos de modelo de negócios, e que podem se ajustar conforme o crescimento ou readequação da empresa.
Saber como estruturar seu modelo de negócios é crucial para o sucesso da sua empresa. Neste artigo, você aprenderá os tipos mais comuns, como eles funcionam e qual é o mais adequado para você.
Tipos de Modelos de Negócios
Conhecer alguns modelos de negócios ajuda o empreendedor a compreender melhor a solução que quer levar ao mercado e como impactar clientes de maneira que agregue valor - e não ser só mais uma no nicho.
Tendo uma ideia de como a solução e o processo do produto ou serviço funcionam, se torna mais fácil entender qual estrutura empresarial é a mais adequada para aplicar.
É bom saber que é possível ter mais de um modelo de negócio dentro da organização, isso tudo depende da solução criada e dos públicos a serem atingidos.
B2C - Business to Customer
Conhecido como Business to Customer, ou “Empresa para o Consumidor” em português, é um dos modelos de negócios mais conhecidos no mercado e pela sociedade ao todo.
Se trata da venda direta de produtos ou serviços para o consumidor final, com auxílio de distribuidoras e lojas varejistas. O nicho mais comum com essa estrutura estratégica é o varejo.
Exemplos: Pão de Açúcar, Ultrafarma, Americanas, Amazon, etc.
B2B - Business to Business
O Business to Business, ou “Empresas para Empresas”, tem as empresas como consumidor final.
Os famosos “serviços terceirizados” estão neste modelo, como os serviços de T.I, consultorias, indústrias no geral, etc.
Exemplos: Salesforce, Braskem, Wellhub, Serasa, Sebrae, etc.
D2C - Direct to Customer
Já o Direct to Customer, “Direto com o cliente”, é quando as empresas vendem diretamente ao cliente, sem intermediários, como lojas varejistas e distribuidoras.
Esse modelo ganhou mais força com o e-commerce sendo mais utilizado pelos consumidores.
Exemplos: O Boticário, Cacau Show, Havaianas, etc.
P2P - Peer to Peer
A principal característica do Peer to Peer, ou “Pessoa para Pessoa” em português, é que não há intermediários entre as pessoas físicas quando trocam informações, produtos ou serviços.
No caso, pode haver uma plataforma facilitadora, como um marketplace, para que a interação ocorra. Mas ela não afeta diretamente na venda ou distribuição do produto, ou serviço.
Exemplos: OLX, Airbnb, Quinto Andar, Uber, etc.
Franquia
Um dos tipos mais comuns de modelos de negócios no Brasil é a franquia. A franqueadora, conhecida como a empresa-mãe, detém os direitos da marca, dos produtos e serviços e da estrutura do negócio em geral.
A distribuição de franquias acontece quando o empreendedor contrata essa estrutura estabelecida para revender seus produtos ou serviços na região. O franqueado deve seguir todas as diretrizes existentes da empresa-mãe.
Exemplos: Natura, Havanna, McDonald’s, Piticas, Oggi Sorvetes, etc.
Marketplace
A tradução mais próxima seria “mercado” e está bem próximo do conceito desse modelo de negócio.
A ideia é que haja um “shopping center virtual”, onde o cliente possa encontrar variedade de preços para o mesmo produto ou serviço, além de aumentar o alcance da marca aos consumidores.
Para grandes players do mercado, a plataforma pode ser propícia para intermediar vendas. Já para o médio e pequeno varejo, se torna um canal de comunicação e facilitação que dispensa a necessidade de um e-commerce próprio.
Exemplos: Mercado Livre, Shopee, Magalu, AliExpress, etc.
Assinatura
Advindo dos jornais e das revistas, o modelo de negócios de assinatura tem ganhado mais espaço no cotidiano dos consumidores por conta dos serviços streaming.
É um modelo simples, que fideliza mais rápido com o acesso contínuo de produtos ou conteúdos por meio de pagamento recorrente, seja semanal, mensal ou anual.
Exemplos: Netflix, Spotify, Alura, Microsoft 365, Petlove, etc.
Plataforma Multilateral
A conexão de diferentes tipos de usuários para facilitar a interação entre eles é o ponto principal deste modelo de negócio.
Nesse caso, pode-se pensar em aplicativos que agendam exames ou consultas, já que conectam quem presta o serviço (profissionais da saúde) com os clientes (pacientes). Esse é apenas um pequeno exemplo das variáveis das plataformas multilaterais.
Exemplos: Udemy, Instagram, Amazon, Airbnb, etc.
Dropshipping
É um modelo de negócio para e-commerce, o qual o lojista não mantém o estoque dos produtos que vende. Ao invés disso, ele compra diretamente com o fornecedor, que entrega diretamente ao cliente.
Sendo assim, o lojista pode oferecer uma variedade de produtos maior aos clientes sem se preocupar com estoque ou logística.
Exemplos: Shopify, AliExpress, Blitsy, etc.
SaaS - Software as a Service
O Software como Serviço é quando uma empresa oferece o acesso a uma plataforma através da internet para o consumidor, seja empresa ou pessoa física.
O método de receita é feito através da assinatura e o software costuma hospedado na nuvem.
Exemplos: Slack, Google Workspace, HubSpot, Zoom, etc.

Validação do Modelo de Negócios
Com os diferentes tipos de modelo de negócios apresentados, é preciso pensar qual é a que mais se adequa à sua empresa.
Porém, é recomendável dar alguns passos para trás e faça uma pesquisa de mercado para entender se sua solução é viável e se há uma procura pela mesma.
Com isso consolidado, análise feedbacks e métricas que indiquem o comportamento do consumidor em relação ao seu produto ou serviço. Faça as melhorias necessárias e estabeleça uma comunicação eficiente externa e interna.
Testes são essenciais para validar um modelo de negócios, como testes A/B, que permitem comparar diferentes abordagens, ou pilotos de mercado, que ajudam a avaliar a recepção do público antes de um lançamento maior. Analise como os clientes reagem a um preço pelo seu produto ou serviço. Se houver mais conversões, significa que o preço é o ideal.
Outro ponto importante é a validação da proposta de valor oferecida pela empresa. Verifique se aquilo que torna sua solução única é, de fato, eficaz e agregue valor aos clientes potenciais mediante uma comunicação estratégica e atrativa.
Todos esses pontos são essenciais para que a empresa seja destaque no mercado e conquiste ainda mais clientes.
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