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O que é Jornada do Cliente? Entenda e aplique no seu negócio

Entenda o processo que mapeia desde o primeiro acesso até a compra efetiva do cliente, e como ajuda as empresas a desenvolverem estratégias mais assertivas.


A jornada do cliente foi apresentada pelos professores de Marketing, Katherine Lemon e Peter Verhoef , em um artigo científico em 2016, onde eles pontuam o processo que o cliente percorre para garantir um fim com a empresa.


Apesar de parecer uma jornada linear, não é. A jornada do consumidor é dividida em etapas e a empresa, com seu time, deve elaborar estratégias para reter os clientes mesmo depois da compra. 


Neste artigo, explicaremos o que é e como funciona a jornada do cliente na sua empresa.


O que é a jornada do cliente?


A jornada do cliente é o processo que a pessoa interessada em um produto ou serviço percorre desde a identificação do problema até a compra efetiva na empresa.


No geral, é dividida em 5 etapas essenciais:


  1. Aprendizado e descoberta;

  2. Reconhecimento do problema;

  3. Consideração da solução;

  4. Decisão de compra;

  5. Pós-venda


Vamos explorar com mais detalhes adiante.


É possível se perguntar para quê serve a jornada do cliente para a empresa. 


Ela proporciona uma visão mais clara do processo de vendas e fazer com que gestores e equipes tracem estratégias mais eficazes nas áreas de marketing e comercial. 


Sendo assim, a jornada do cliente afeta diretamente no funil de vendas.


Mais do que um processo de venda, a jornada ajuda a estruturar a experiência do público-alvo com a empresa, desde as campanhas direcionadas até o pós-venda, onde é importante capturar feedbacks e fidelizar o cliente.


É preciso ressaltar que com o processo bem estruturado, a comunicação da empresa se torna mais assertiva, padronizada e personalizada, o que abrange as chances de êxito na venda.


Como mapear a jornada do cliente?


Antes de colocar a estratégia em prática, é preciso estudar os objetivos e os meios para atingi-los.


Para estruturar a jornada do cliente, é preciso:


  1. Definir quem são as personas


A persona permite com que o público-alvo possa ser representado de maneira semi-fictícia, onde a empresa estabelece o perfil ideal e como irá se comunicar com o cliente. 


  1. Estabelecer tempo de duração da jornada


Determine o tempo limite para cada etapa da jornada, para não prolongar sem necessidade.


  1. Identificar os canais de interação com os clientes


Com as personas definidas, é importante saber em quais os canais elas interagem mais para deixar a estratégia mais impactante e assertiva. E também faz com que o cliente venha até a empresa com naturalidade.


  1. Definir estratégias para cada etapa da jornada


A jornada do cliente não é linear. Pode haver obstáculos e a empresa precisa estar preparada para enfrentá-los e manter o interesse do cliente. 


Por isso, estabeleça estratégias para cada etapa da jornada que garanta que o cliente tome a decisão final de compra. 


homem fazendo compras online com cartão
Antes da compra, existem outros passos que as empresas devem levar em consideração.


As etapas da jornada do cliente


Como mencionamos anteriormente, a jornada do cliente tem 5 etapas e elas são essenciais para mapear onde o cliente está e como garantir que ele siga em frente. 


Todas as etapas focam no cliente e quais as possíveis decisões que a empresa deve tomar. São elas:


  1. Aprendizado e descoberta


Na primeira etapa, o cliente ainda não descobriu o problema que enfrenta e nem conhece sua empresa.


O ideal é que a empresa ofereça materiais informativos ou que despertem a curiosidade dos clientes. 


Por exemplo: O CEO da startup está navegando pelo LinkedIn e se depara com um artigo intitulado: "Startups que estruturam seu funil de marketing crescem 3x mais rápido – Você já começou o seu?"


Ele fica curioso e acaba lendo o post. Ao terminar de ler, percebe que a empresa está perdendo oportunidade de crescimento e isso faz com que ele pesquise mais sobre o assunto.


Formatos de conteúdo para esta etapa:


  • Artigos no LinkedIn ou blog corporativo sobre tendências do mercado

  • Posts e infográficos com estatísticas relevantes

  • Podcasts e webinars discutindo desafios comuns no setor

  • Relatórios de mercado e pesquisas que mostram oportunidades.


Isso mostra ao público-alvo que sua empresa está atenta às principais tendências e reafirma sua autoridade.


  1. Reconhecimento do problema


O cliente reconhece que o problema existe e começa a buscar soluções. Os canais de comunicação da empresa ganham mais destaque com conteúdos educativos e podem ser conhecidos pelo cliente, que enxerga a empresa como uma potencial solucionadora.


Por exemplo: Uma pessoa sente dores frequentes nas costas após longas horas de trabalho, mas não sabe exatamente o que pode ajudá-la. Ela encontra um artigo no blog de uma marca de cadeiras ergonômicas sobre “5 sinais de que sua cadeira pode estar prejudicando sua postura”.


Formato de conteúdo:

  • Blogs posts educativos

  • Posts informativos nas redes sociais

  • Infográficos

  • Anúncios pagos para reconhecimento


Quanto mais informativo for os conteúdos, maior a probabilidade dos clientes reconhecerem o problema e considerarem a empresa para resolvê-lo com produtos ou prestação de serviços.


  1. Consideração da solução


Agora que o cliente sabe que o problema existe, começa a pesquisar soluções. Durante as buscas, ele vai se deparar com algumas empresas e vai pesquisar ainda mais para descobrir qual faz mais sentido para aquele momento.


Por exemplo: a pessoa percebe que precisa trocar sua cadeira e começa a comparar diferentes modelos. Ela assiste a vídeos no YouTube sobre “Melhores cadeiras ergonômicas para home office” e lê avaliações de clientes.


Formato de conteúdo:

  • Comparativos entre produtos

  • Depoimentos de clientes

  • Guias detalhados

  • Webinars educativos


Esses conteúdos podem ser determinantes pela preferência que o cliente aderir. Por isso, mantenha o conteúdo chamativo, atualizado e, principalmente, relevante.


  1. Decisão de compra


Depois de tantas pesquisas, o cliente finalmente está pronto para fazer sua compra. Alguns fatores podem ser determinantes para a decisão: valor, qualidade, avaliações de clientes, atendimento, prazo de entrega, etc.


Por exemplo: Após pesquisar sobre ferramentas de automação de marketing para sua empresa, o gerente de marketing encontra uma oferta especial: um mês gratuito para testar a plataforma. 


Formato de conteúdo:


  • Testes gratuitos/demonstração

  • Garantias e políticas de troca

  • Promoções exclusivas

  • Provas sociais (reviews, estudos de caso)


É essencial que todos os canais de comunicação da empresa estejam alinhados para não deixar o cliente com dúvidas ou receoso de fazer a aquisição.


  1. Pós-venda


Manter o relacionamento é essencial para fidelização, porque abre margem para que ele compre de novo e indique para pessoas próximas. O processo de pós-venda faz toda a diferença nesta etapa.


Exemplo: ao contratar uma plataforma de gestão de desempenho, a gestora de RH recebe um e-mail com dicas de como configurar a ferramenta para otimizar avaliações de desempenho. Além de receber um convite para participar de um webinar exclusivo.


Formato de conteúdo:


  • E-mails com dicas de uso

  • Programas de fidelidade

  • Suporte pós-venda

  • Comunidades exclusivas


Para assegurar a boa experiência do cliente, mantenha os canais abertos para feedbacks, sugestões e reclamações para mostrar que a opinião dele faz a diferença.


Quer destacar sua empresa no mercado e atrair mais clientes? No Pateo76, ajudamos você a estruturar uma jornada do cliente personalizada e estratégica. Faça parte do nosso hub de inovação da Associação Comercial de São Paulo (ACSP)!



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