O que é Jornada do Cliente? Entenda e aplique no seu negócio
- Pateo76
- 21 de ago.
- 5 min de leitura
Entenda o processo que mapeia desde o primeiro acesso até a compra efetiva do cliente, e como ajuda as empresas a desenvolverem estratégias mais assertivas.
A jornada do cliente foi apresentada pelos professores de Marketing, Katherine Lemon e Peter Verhoef , em um artigo científico em 2016, onde eles pontuam o processo que o cliente percorre para garantir um fim com a empresa.
Apesar de parecer uma jornada linear, não é. A jornada do consumidor é dividida em etapas e a empresa, com seu time, deve elaborar estratégias para reter os clientes mesmo depois da compra.
Neste artigo, explicaremos o que é e como funciona a jornada do cliente na sua empresa.
O que é a jornada do cliente?
A jornada do cliente é o processo que a pessoa interessada em um produto ou serviço percorre desde a identificação do problema até a compra efetiva na empresa.
No geral, é dividida em 5 etapas essenciais:
Aprendizado e descoberta;
Reconhecimento do problema;
Consideração da solução;
Decisão de compra;
Pós-venda
Vamos explorar com mais detalhes adiante.
É possível se perguntar para quê serve a jornada do cliente para a empresa.
Ela proporciona uma visão mais clara do processo de vendas e fazer com que gestores e equipes tracem estratégias mais eficazes nas áreas de marketing e comercial.
Sendo assim, a jornada do cliente afeta diretamente no funil de vendas.
Mais do que um processo de venda, a jornada ajuda a estruturar a experiência do público-alvo com a empresa, desde as campanhas direcionadas até o pós-venda, onde é importante capturar feedbacks e fidelizar o cliente.
É preciso ressaltar que com o processo bem estruturado, a comunicação da empresa se torna mais assertiva, padronizada e personalizada, o que abrange as chances de êxito na venda.
Como mapear a jornada do cliente?
Antes de colocar a estratégia em prática, é preciso estudar os objetivos e os meios para atingi-los.
Para estruturar a jornada do cliente, é preciso:
Definir quem são as personas
A persona permite com que o público-alvo possa ser representado de maneira semi-fictícia, onde a empresa estabelece o perfil ideal e como irá se comunicar com o cliente.
Estabelecer tempo de duração da jornada
Determine o tempo limite para cada etapa da jornada, para não prolongar sem necessidade.
Identificar os canais de interação com os clientes
Com as personas definidas, é importante saber em quais os canais elas interagem mais para deixar a estratégia mais impactante e assertiva. E também faz com que o cliente venha até a empresa com naturalidade.
Definir estratégias para cada etapa da jornada
A jornada do cliente não é linear. Pode haver obstáculos e a empresa precisa estar preparada para enfrentá-los e manter o interesse do cliente.
Por isso, estabeleça estratégias para cada etapa da jornada que garanta que o cliente tome a decisão final de compra.

As etapas da jornada do cliente
Como mencionamos anteriormente, a jornada do cliente tem 5 etapas e elas são essenciais para mapear onde o cliente está e como garantir que ele siga em frente.
Todas as etapas focam no cliente e quais as possíveis decisões que a empresa deve tomar. São elas:
Aprendizado e descoberta
Na primeira etapa, o cliente ainda não descobriu o problema que enfrenta e nem conhece sua empresa.
O ideal é que a empresa ofereça materiais informativos ou que despertem a curiosidade dos clientes.
Por exemplo: O CEO da startup está navegando pelo LinkedIn e se depara com um artigo intitulado: "Startups que estruturam seu funil de marketing crescem 3x mais rápido – Você já começou o seu?"
Ele fica curioso e acaba lendo o post. Ao terminar de ler, percebe que a empresa está perdendo oportunidade de crescimento e isso faz com que ele pesquise mais sobre o assunto.
Formatos de conteúdo para esta etapa:
Artigos no LinkedIn ou blog corporativo sobre tendências do mercado
Posts e infográficos com estatísticas relevantes
Podcasts e webinars discutindo desafios comuns no setor
Relatórios de mercado e pesquisas que mostram oportunidades.
Isso mostra ao público-alvo que sua empresa está atenta às principais tendências e reafirma sua autoridade.
Reconhecimento do problema
O cliente reconhece que o problema existe e começa a buscar soluções. Os canais de comunicação da empresa ganham mais destaque com conteúdos educativos e podem ser conhecidos pelo cliente, que enxerga a empresa como uma potencial solucionadora.
Por exemplo: Uma pessoa sente dores frequentes nas costas após longas horas de trabalho, mas não sabe exatamente o que pode ajudá-la. Ela encontra um artigo no blog de uma marca de cadeiras ergonômicas sobre “5 sinais de que sua cadeira pode estar prejudicando sua postura”.
Formato de conteúdo:
Blogs posts educativos
Posts informativos nas redes sociais
Infográficos
Anúncios pagos para reconhecimento
Quanto mais informativo for os conteúdos, maior a probabilidade dos clientes reconhecerem o problema e considerarem a empresa para resolvê-lo com produtos ou prestação de serviços.
Consideração da solução
Agora que o cliente sabe que o problema existe, começa a pesquisar soluções. Durante as buscas, ele vai se deparar com algumas empresas e vai pesquisar ainda mais para descobrir qual faz mais sentido para aquele momento.
Por exemplo: a pessoa percebe que precisa trocar sua cadeira e começa a comparar diferentes modelos. Ela assiste a vídeos no YouTube sobre “Melhores cadeiras ergonômicas para home office” e lê avaliações de clientes.
Formato de conteúdo:
Comparativos entre produtos
Depoimentos de clientes
Guias detalhados
Webinars educativos
Esses conteúdos podem ser determinantes pela preferência que o cliente aderir. Por isso, mantenha o conteúdo chamativo, atualizado e, principalmente, relevante.
Decisão de compra
Depois de tantas pesquisas, o cliente finalmente está pronto para fazer sua compra. Alguns fatores podem ser determinantes para a decisão: valor, qualidade, avaliações de clientes, atendimento, prazo de entrega, etc.
Por exemplo: Após pesquisar sobre ferramentas de automação de marketing para sua empresa, o gerente de marketing encontra uma oferta especial: um mês gratuito para testar a plataforma.
Formato de conteúdo:
Testes gratuitos/demonstração
Garantias e políticas de troca
Promoções exclusivas
Provas sociais (reviews, estudos de caso)
É essencial que todos os canais de comunicação da empresa estejam alinhados para não deixar o cliente com dúvidas ou receoso de fazer a aquisição.
Pós-venda
Manter o relacionamento é essencial para fidelização, porque abre margem para que ele compre de novo e indique para pessoas próximas. O processo de pós-venda faz toda a diferença nesta etapa.
Exemplo: ao contratar uma plataforma de gestão de desempenho, a gestora de RH recebe um e-mail com dicas de como configurar a ferramenta para otimizar avaliações de desempenho. Além de receber um convite para participar de um webinar exclusivo.
Formato de conteúdo:
E-mails com dicas de uso
Programas de fidelidade
Suporte pós-venda
Comunidades exclusivas
Para assegurar a boa experiência do cliente, mantenha os canais abertos para feedbacks, sugestões e reclamações para mostrar que a opinião dele faz a diferença.
Quer destacar sua empresa no mercado e atrair mais clientes? No Pateo76, ajudamos você a estruturar uma jornada do cliente personalizada e estratégica. Faça parte do nosso hub de inovação da Associação Comercial de São Paulo (ACSP)!