Pitch: como apresentar seu negócio com impacto
- Pateo76
- 8 de set.
- 6 min de leitura
Esse tipo de apresentação abre portas para que startups apresentem sua solução para clientes, investidores e parceiros em potencial.
Pitch é uma apresentação curta e direta de um negócio para uma banca ou investidores.
O termo vem do inglês, que em tradução livre para o português, significa “arremessar”. E em um pitch, a startup faz isso: arremessa sua ideia inovadora para que potenciais investidores possam avaliar a maturidade da solução perante ao mercado.
Neste artigo, vamos entender mais sobre os tipos de pitches e como montar uma apresentação de grande impacto.

O que é um pitch?
Pitch é uma apresentação breve e direta com intenção de “vender” uma ideia, projeto, produto ou serviço. Ele tem o objetivo de convencer rapidamente a audiência e a banca — geralmente um investidor, cliente, recrutador ou parceiro — de que vale a pena investir e acreditar no que você está propondo.
As startups fazem apresentações pitches, normalmente, em programas de aceleração ou em oportunidades de captarem investidores. Mas também podem ser feitos em eventos nichados ou até mesmo em universidades.
Qual o tempo de duração do pitch?
Depende da proposta do evento. Existem pitches curtíssimos, onde é feito com uma única frase ou mais extensos, que chegam a durar vinte minutos.
O mais comum, no entanto, é que o pitch dure entre três a cinco minutos.
Entenda o que apresentar em cada duração diferente:
Pitch de 1 minuto:
Mais breve e objetivo;
Pontos-chave: problema, solução, público e diferencial da startup.
Pitch de 3 a 5 minutos:
Pontos-chave + dados relevantes do mercado;
Crescimento da empresa desde a fundação;
Tamanho atual do mercado;
Membros da equipe que operam na startup.
Pitch de 7 a 10 minutos:
Tudo das outras opções;
Apoio de apresentação visual (não precisa necessariamente de texto)
Pitch de até 20 minutos:
Manter a atenção da audiência é prioridade;
Estruture a apresentação com começo, meio e fim;
Cada evento vai estabelecer o tempo de duração do pitch, basta a startup se informar para ter melhor preparo e não ser pega de surpresa.
Tipos de pitch
Se tem diferentes tipos de duração, há diferentes tipos de pitches que vale a pena conferir e se preparar para uma eventual apresentação.
Elevator Pitch (pitch de elevador)
É uma apresentação entre 30 segundos a 1 minuto, semelhante à duração de uma conversa de elevador.
Pitch de Vendas
Tem foco em vender o produto ou serviço para o cliente final. O ideal é focar nos benefícios e como sua solução agrega valor na experiência do consumidor.
Pitch One-Sentence (frase única)
Consiste em apresentar um pitch da startup com uma única frase. É necessário ser objetivo e estratégico, por isso pense com praticidade e impacto.
Pitch Pessoal
Aqui o foco é o apresentador. Ele pode focar nas experiências acadêmicas, profissionais ou passatempos. A ideia é que ele se apresente de maneira impactante, assim como um TEDx.
Pitch de Captação
O objetivo principal é apresentar a startup para investidores, investidor anjo e até mesmo parceiros. É o pitch que pode criar e alcançar novas oportunidades de negócios para a startup escalar.
O que é avaliado no pitch
Assim como o tipo de pitch, a organização decide o que será avaliado e o objetivo final: investir, trazer startups para um portfólio, direcionar para hubs ou programas específicos.
Ainda assim, existem certos pontos que são avaliados e os empreendedores devem estar preparados.
Problema e dor do cliente
Toda startup é criada para suprir as necessidades de um nicho. A banca ficará atenta aos seguintes questionamentos:
A dor que você planeja resolver é real e existente no mercado?
Quantas pessoas podem se beneficiar com sua solução?
Qual é o tamanho do mercado?
Qual é o impacto a longo prazo?
Qualidade da solução
O problema foi apresentado, agora é o momento da banca conhecer a solução proposta pela startup, e será avaliado o seguinte:
Originalidade da solução: a ideia é inovadora o bastante para chamar a atenção?
Viabilidade: é de fácil implementação? O custo para produção ou manutenção é alto, ou baixo?
Principais benefícios ao consumidor final: qual é o impacto real da solução na experiência do cliente? Otimiza tempo, custo?
Diferenciais: quais características da solução podem se destacar no mercado? O que os outros concorrentes não fazem e a startup faz?
Modelo de negócios
A solução se mostrou viável e pode fazer um diferencial no mercado, mas como a startup pretende manter a própria saúde financeira?
O que a banca vai avaliar durante o pitch:
Fonte de receita: a remuneração será via assinatura, venda única, taxa de comissão?
Custos fixos e variáveis: quanto a startup vai investir em cada venda? Quais os preços fixos com fornecedores?
Validação no mercado
Qualquer negócio, principalmente modelo startup, precisa da validação do mercado para ganhar espaço entre as concorrentes.
Carteira de clientes: se o negócio já estiver operando, quantos clientes estão ativos? Qual é o CAC (Custo de Aquisição de Cliente? E o LTV (Lifetime Value)?
Feedbacks: quais são as opiniões de clientes e parceiros? Retornos de pilotos, etc.
Escalabilidade
É muito importante apresentar as metas e as estratégias a longo prazo no pitch, isso mostra a maturidade do negócio e do empreendedor.
Próximos passos: novas funcionalidades? Expansão geográfica? Novas parcerias? Estratégias de marketing e de vendas a médio e longo prazo;
Potencial de escalar: a solução pode alcançar larga escala sem prejudicar o fluxo de caixa?
Uso dos recursos: se busca investimento, precisa detalhar para que usará o dinheiro (equipe, marketing, tecnologia, infraestrutura, etc.) e qual o retorno esperado.
Storytelling
A narrativa é tão importante quanto a solução inovadora em si. Se a audiência não se conectar com o storytelling do pitch, o desinteresse é quase garantido.
Por isso, é importante prestar atenção nos seguintes aspectos:
Narrativa envolvente: conte a história da ideia da inovação, ou do problema a ser resolvido, de maneira que cative os ouvintes desde o início;
Credibilidade: traga fatos e dados ao contar a história;
Paixão: demostre que acredita no projeto e no impacto que pode trazer.
Linguagem não-verbal
Sua postura, tom de voz e capacidade de conectar as ideias também são avaliados na banca durante o pitch.
Postura: relaxe, mas não muito. Tente mostrar confiança com a coluna ereta e o peito aberto;
Contato visual: não desvie o olhar para o chão ou teto, mantenha na plateia ou no avaliador também;
Gestos com as mãos: evite cruzar os braços, os use para algo mais dinâmico durante o pitch, mas sem exageros;
Expressão facial: um leve sorriso e expressões naturais geram empatia;
Tom de voz: varie a entonação conforme a apresentação de maneira suave, sem parecer monótono ou ensaiado;
Quem forma a banca do pitch?
Depende de muitos fatores, desde o objetivo da organização e da startup. Podem ser compostos por investidores, especialistas em negócios ou de nichos específicos.
Se a startup se apresentar numa universidade, a banca poderá ser feita por professores, reitores e convidados.
A lógica se aplica aos demais tipos de eventos com pitch.
Como fazer um pitch
Antes de montar a apresentação, é preciso ter atenção em dois pontos: o objetivo e a audiência.
O objetivo é a captação de recursos? Então adeque o pitch para que os investidores entenda quanto de dinheiro precisa e para quê será usado.
A audiência são potenciais clientes ou entusiastas de startups? A narrativa deve ser adapta para que a solução seja apresentada de maneira que todos entendam.
Com esses pontos esclarecidos, é o momento de estruturar a apresentação do pitch da sua startup.
Problema: qual dor ou necessidade você identificou?
Solução: o que você criou para resolver esse problema?
Diferencial: por que sua ideia é melhor que as outras?
Mercado: para quem é? Qual o tamanho da oportunidade?
Modelo de negócio: como vai ganhar dinheiro?
Time: quem está por trás do projeto?
Chamada para ação: o que você quer da pessoa (investimento, parceria, feedback)?
De fato, apresentar um pitch é um divisor de águas na vida da startup, pois pode trazer oportunidades de negócios e escalabilidade.
Por isso, treine bastante com a equipe ou com pessoas de confiança. Peça feedbacks sinceros e veja se o pitch está adequado e o que pode ser ajustado.
Apresentar um pitch é mais do que falar sobre números e soluções: é criar uma conexão com a audiência e despertar interesse real pela sua proposta.
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