Aceleradoras de Startups: o que são e como podem impulsionar o seu negócio
- Pateo76
- 19 de ago.
- 4 min de leitura
Entenda como aceleradoras de startups podem fazer com que seu negócio ganhe espaço no mercado a partir de mentorias, investimento e networking.
Startups nascem de grandes ideias para soluções e oportunidades dentro mercado. O entusiasmo é fundamental para que o negócio siga em frente, assim como o uso de dados para tomadas de decisões.
Porém, só o entusiasmo dos idealizadores não é o suficiente.
É preciso de uma estrutura sólida de modelo de negócios, planejamentos a curto, médio e longo prazo, etc.
São assuntos que se acumulam no caminho e o empreendedor não sabe por onde começar. É aí que as aceleradoras de startups entram.
Descubra como as aceleradoras de startups funcionam e veja como elas podem impactar e impulsionar o seu negócio.

O que são aceleradoras de startups?
Como o próprio nome sugere, se trata de organizações que aceleram o desenvolvimento de startups por meio de programas intensivos e imersivos com mentorias, palestras, networking, etc.
Ou seja, as startups que querem apresentar sua solução ao mercado, mas não têm uma estrutura competitiva definida podem contar com o auxílio das aceleradoras.
Os programas podem ser de curta ou longa duração, conforme a necessidade da startup ou da proposta da organização.
Mas o objetivo é o mesmo: proporcionar recursos e apoios para as startups crescerem de maneira exponencial e atingirem os objetivos.
Como funcionam as aceleradoras de startups?
Normalmente as organizações oferecem esses programas exclusivamente para startups e fazem um processo seletivo.
Os requisitos, prazo de inscrição e a duração variam e o empreendedor pode acessar o edital do programa para melhores informações.
A didática, os materiais, as mentorias e as parcerias também são de responsabilidade da organização.
É recomendável que o empreendedor pesquise ou fique atualizado de programas que existem no nicho do negócio ou os que são realizados por multinacionais.
Ao fim do programa, as organizações costumam entregar certificados ou selos às startups, o que confere a credibilidade ao negócio. Assim como as startups chanceladas pelo programa Ac boost.
Principais benefícios das aceleradoras de startups
Ao participar de um programa de aceleração, o empreendedor vai se deparar com oportunidades sólidas de aumentar o desempenho da empresa. Além de fazer parcerias estratégicas e valiosas.
Entre todos os benefícios, podemos mencionar:
Mentorias: acesso a mentores experientes que podem oferecer conselhos estratégicos de maneira personalizada.
Acesso a capital: os programas de aceleração costumam oferecer conexões com investidores em potencial para fazer o investimento inicial na startup.
Networking: o empreendedor pode conhecer mentores, parceiros e outras startups para potencializar o negócio.
Validação: com o programa é possível validar o modelo de negócio e fazer possíveis ajustes, quando necessário.
Visibilidade: a certificação do programa proporciona visibilidade e credibilidade às startups, o que facilita a atração de investidores e clientes.
As aceleradoras de startups servem como uma bússola aos empreendedores, pois apontam pontos de oportunidade e melhoria no sentido interno ou externo do negócio.
Principais tipos de aceleradoras de startups
As aceleradoras podem ser fundadas tanto por organizações privadas quanto por públicas. Cada uma terá critérios particulares de seleção e de processo, e cabe ao empreendedor pesquisar e escolher os programas que deseja participar.
Aceleradoras privadas
Geralmente fundadas por instituições privadas e são as mais requisitadas pelos empreendedores.
A empresa em questão faz um período de inscrições e seleciona startups que chamam a atenção para impulsionar o modelo de negócios com networkings, palestras e mentorias.
Também é possível que a empresa do programa ofereça um capital inicial em troca de uma participação acionária na startup, o que pode ser vantajoso para ambos os lados.
Aceleradoras públicas
São financiadas pelo governo ou por instituições públicas com a intenção de expandir o ecossistema do empreendedorismo e fortalecer a economia de certa região ou país. Além de que podem criar novas oportunidades de empregos.
Aceleradoras corporativas
São grandes empresas que buscam startups para impulsionar o próprio negócio ou nicho. Sendo assim, as startups apresentam as soluções que podem integrar à empresa patrocinadora.
Aceleradoras acadêmicas
O principal alvo dessas aceleradoras são startups fundadas por estudantes, pesquisadores ou professores.
Aceleradoras segmentadas
Esses programas são recomendados para startups que buscam um nicho específico do mercado. Podem oferecer mentorias e networking mais específicos.
Aceleradoras de startups de saúde
Atendem startups com foco em todas as áreas da saúde. Os programas tendem a ser mais amplos porque novas soluções para essa área aparecem todos os anos e são cada vez mais inovadoras.
Como escolher uma aceleradora de startup
Diante de tantos tipos, fica difícil escolher uma ou se programar para participar de todas, certo? Não se preocupe, há alguns critérios que podem ser levados em consideração na hora da inscrição.
Portfólio
Acesse o site da aceleradora e veja quantas e quais startups participaram. Normalmente as aceleradoras de startups divulgam depoimentos dos participantes nas redes sociais, o que pode ser um diferencial na hora da decisão. Pesquise também como estão as startups no momento.
Mentores
As aceleradoras muitas vezes selecionam mentores que já são autoridade no nicho ou que trazem pontos de vista que agregam valor. Com os nomes dos mentores divulgados no programa, pesquise o perfil do mentor no LinkedIn, no YouTube e no site pessoal (se tiverem) para conhecer e se inspirar.
Quanto mais reconhecido o mentor for, melhor a qualidade da mentoria.
Conteúdo programático
Se a aceleradora já tiver um tempo sólido no mercado, entenda mais sobre a didática do programa, se terão material exclusivo ou veja vídeos que mostram as edições anteriores.
Apesar desses norteadores, é o empreendedor que deve entender qual aceleradora é a ideal para o negócio.
O Ac boost impulsiona seu negócio com tradição inovadora
As aceleradoras de startups são um ótimo pontapé inicial para os empreendedores estruturarem melhor o modelo de negócios e entenderem como sua solução funcionará na prática conforme a mentoria de especialistas. Além da vasta oportunidade de conhecer parceiros em potencial durante a jornada.
O Ac boost é o programa de impulsionamento de startups do Pateo76, hub de inovação da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que já chancelou mais de 120 startups com o Selo de Inovação da ACSP.
No programa, o empreendedor conta com todas as vantagens tradicionalmente inovadoras: mentorias, conexões com empreendedores e especialistas, possibilidade de parcerias corporativas e governamentais e muito mais.
Não perca a chance de acelerar o seu negócio! Participe do Ac boost e leve sua startup para o próximo nível.