Transformação Digital: o que é e como aplicar no seu negócio
- Pateo76
- 5 de ago.
- 6 min de leitura
O que é transformação digital?
Transformação digital é o processo de integração de tecnologias digitais em diversos setores de uma empresa. A ideia final é agregar maior valor ao relacionamento com os clientes. Para isso, é preciso ressaltar que também se trata de uma transformação na cultura da empresa tanto interna quanto externa.
Mesmo que a empresa não seja de tecnologia ou não tenha um e-commerce, ou loja virtual, ela se torna mais conhecida através do meio digital e é capaz de otimizar seus processos.
Dessa forma, é preciso ter disposição não só para aderir a novas tecnologias ou plataformas, mas a olhar ao redor da empresa e se perguntar como aplicar a cultura digital no âmago do negócio e torná-la estrategicamente viável para os colaboradores, clientes e para o mercado.
Uma das empresas de tecnologia com Selo de Inovação ACSP-PATEO76, a Go Page, é um exemplo perfeito para transformar seu negócio de forma intuitiva e chamativa, que pode atrair a atenção de clientes em potencial.
Em uma pesquisa realizada pela Sercom (empresa especializada em comunicação e atendimento ao cliente) mostra-se que 64% dos clientes preferem o atendimento via chat ou WhatsApp, o que reforça a demanda de tecnologia no mundo dos negócios.
O processo da empresa integrar tecnologia em todos os âmbitos recebe o nome de transformação digital.
Mas como a transformação digital é feita? E por que é tão importante? Vamos te apresentar as principais práticas e desafios para se inserir nesse mercado com imersão junto ao Ac digital.
Importante diferenciar a Transformação Digital da Digitalização, pois a digitalização tem o intuito de converter processos físicos para o digital. Então, sabe aquela pilha de papéis que fica na mesa ou em pastas? Com a digitalização, ela passa a ficar disponível em plataformas digitais, como a planilha de Excel, por exemplo. Podemos citar também os famosos formulários digitais, que facilitam bastante as áreas da empresa, como o RH.
A digitalização é, na verdade, uma das bases para que a transformação digital possa subir mais alguns degraus.

Práticas da transformação digital
Tendo entendido o conceito de transformação digital, é hora de compreender as práticas da transformação digital, apresentadas pelo estudo da McKinsey & Company, empresa de consultoria empresarial, que são:
Consciência da mudança
O primeiro grande passo é reconhecer que seu negócio precisa passar por um processo de inovação, e também compreender a importância da análise de dados para tomada de decisões e como a tecnologia afeta todo o ecossistema organizacional.
Orientação externa
Nada se faz só ou sem ajuda; por isso, é recomendável buscar parcerias para o processo de digitalização na empresa. A parceria especializada pode fazer com que o empresário enxergue as oportunidades de otimização de processos com meios digitais e mostrar como aplicá-las na prática.
Centralidade do cliente
Como mencionamos anteriormente, a relação do cliente com as empresas mudou e a sua maneira de consumo também. Sendo assim, é importante compreender em quais canais os clientes estão presentes e como se comunicar com eles, seja desde um site principal bem estruturado e intuitivo até um atendimento mais ágil via WhatsApp, por exemplo.
Estrutura organizacional
Aplicar a mentalidade digital nos negócios envolve mexer em toda a estrutura organizacional, desde a quantidade de funcionários em certos setores até a otimização de processos internos e externos. Claro que todas essas mudanças devem estar alinhadas com as estratégias do negócio.
Esse é o intuito principal do Ac digital, ser o agente transformador para as MPEs (Micro e Pequenas Empresas) se tornarem potenciais competitivos com impulsionamento da tecnologia.
Experimentação
Se a tecnologia muda constantemente, novas estratégias devem ser traçadas no mesmo ritmo. Isso envolve experimentação de novos métodos e aplicação de novas tecnologias para se manter atualizado nas novidades do mercado.
Pesquise, estude e consulte as principais tendências e perceba o que mais faz sentido para o negócio naquele momento ou para o futuro, seja para aprimorar processos internos ou a jornada do cliente.
Jornada do Cliente
Este tópico é essencial para qualquer tipo de negócio, independente do nicho. Compreender e traçar o processo de venda, compra e pós-venda gera fidelização de clientes. Mas inserir a tecnologia vai, além de otimizar tempo e recursos, deixar a experiência do usuário mais confortável e única.
Desafios da transformação digital
Por se tratar de uma transformação que começa na estrutura organizacional, o estudo da McKinsey & Company também apontou alguns desafios que existem na jornada. São eles:
Roadmap específico
São roteiros visuais que auxiliam nas estratégias de negócios e gerenciamento de projetos. É necessário desenvolver, em conjunto e com diferentes pontos de vista, esse roteiro para alcançar a implementação digital com eficiência.
Dados e Inteligência Analítica
Negócio nenhum vai para frente sem dados. Isso porque eles são essenciais para
as tomadas de decisão, na elaboração de estratégias e nas tendências.
Por exemplo, entender a faixa etária dos clientes ajuda a reconhecer padrões de consumo deles e como se comunicar com eles para o início da jornada do cliente.
Talentos
Não se trata apenas de colocar uma tecnologia nova na empresa, é necessário alinhar a mentalidade dos gestores, treinar as equipes e acompanhar os feedbacks constantes sobre a aplicabilidade da solução.
A diferença competitiva também está na quantidade necessária de pessoas nos times, de acordo com o planejamento do negócio.
Quando a inovação já está firme na estrutura organizacional e os times estão inseridos na transformação digital, o ideal é aprimorar as estratégias de retenção dos talentos.
Mentalidade baseada em dados
É preciso reforçar a importância dos dados para os negócios na transformação digital. Mas também é importante entender como a mentalidade voltada para tomada de decisões através dos dados enriquece ainda mais a inovação na empresa.
Ao conhecer os desafios, fica mais fácil superá-los e ter maior foco na estratégia da organização.
Como aplicar as estratégias da transformação digital
Conforme conhecemos as práticas e desafios da transformação digital, é tempo de conhecer as principais estratégias que serão feitas com o apoio do Ac digital, que são:
Alinhar as metas de negócios: não se atenha a uma tecnologia específica. Vamos rever a jornada do cliente, a gestão de processos da empresa e identificar o que pode ser melhorado com auxílio da tecnologia.
Mapear a implementação das tecnologias: com o devido diagnóstico feito pelo Ac digital e as metas alinhadas, mostraremos a você as potenciais tecnologias para agregar o plano de negócios, seja para colaboradores ou para clientes. Apoiaremos você para treinar e agilizar as gestões das áreas.
Feedback e refinamento: é essencial incluir métodos de feedback recorrentes para todas as partes da empresa durante a transformação digital. Com isso, você garante com que todos estejam por dentro da jornada e colaborem com o seu avanço.
Seguir essa jornada vai assegurar se há a necessidade de aperfeiçoar ou traçar novos caminhos no meio digital.
Tipos de tecnologias na transformação digital
Com as teorias apresentadas, podemos conhecer melhor as tecnologias digitais que as empresas mais usam no momento. Lembre-se que elas variam de acordo com a necessidade do cliente, do modelo e planejamento do negócio e que no Ac digital você receberá as recomendações modeladas para as necessidades da sua empresa.
LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados): existe a lei federal nº 13.709, que tem o intuito de garantir os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade no que diz respeito a dados pessoais, e que alguns deles estão sujeitos a proteções mais específicas. Toda organização precisa conhecer a LGPD para assegurar a confiança dos clientes com a empresa.
Mídias sociais: as empresas usam cada vez mais essas plataformas para divulgar produtos e serviços, eventos, promoções, campanhas, etc. Nos tempos atuais, o Instagram é o novo cartão de visita do negócio.
Chatbot: são robôs programados para as funções básicas do atendimento ao cliente, como respostas para perguntas frequentes e encaminhamento para um atendente humano.
Computação em nuvem (Cloud Computing): é a tecnologia que armazena dados em larga escala através da internet, dispensando o uso de recursos físicos e permitindo que possa ser acessado de maneira remota de qualquer lugar, basta estar usando internet e ter um bom navegador.
Aprendizado de máquina (Machine Learning): é a aplicação de algoritmos e técnicas que permitem que um computador adquira conhecimento na forma de modelos, regras e padrões a partir de um volume de dados. Então, o chatbot pode aprender novos padrões de atendimento ao cliente e aplicá-los para maior eficiência.
Big Data: é o banco de dados que armazena o conjunto informações nas empresas, desde registros financeiros até dados mais sensíveis. Com ele é possível extrair informações dos dados e analisá-las com exatidão, além de detectar padrões e projeções de cenários futuros.
Antes de pensar em aplicar uma solução digital para a empresa, certifique-se de implementar a inovação na cultura da organização para que possa refletir de dentro para fora, em seguida faça um diagnóstico geral e mapeie os processos que podem ser aprimorados com apoio da tecnologia.
Para que a empresa continue relevante para o mercado e seja um potencial competitivo, é necessário estar a par das mudanças da tecnologia e renovar a estratégia da transformação digital alinhada ao planejamento de negócios.
Com o Pateo76, hub de inovação da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), apresentamos as oportunidades que o mundo digital oferece de maneira personalizada e eficaz. Dê o próximo passo com o seu negócio e seja o diferencial competitivo nesse mercado dinâmico.