6 práticas de Transformação Digital para aplicar na sua empresa
- Pateo76
- 12 de ago.
- 3 min de leitura
Confira como as práticas de Transformação Digital pode agregar valor à cultura interna da empresa e aprimorar a jornada do cliente de maneira descomplicada e eficaz.
Transformação digital é o processo de integração de ferramentas digitais em diversos setores de uma empresa. Mais do que isso, é uma maneira do negócio fazer uma transformação cultural nos times internos para que a aplicação das tecnologias seja eficiente.
O comportamento do consumidor está cada vez mais moldado à tecnologia, o que é um fator decisivo para o posicionamento da empresa. Sendo assim, é imprescindível, atualmente, a presença digital para alcançar novos públicos.
Mas a transformação digital é somente para startups e empresas de grande porte? Não. Empresas de todos os portes podem (e devem) investir na transformação digital.
Neste artigo, te apresentamos as 6 práticas de transformação digital, apresentadas pelo estudo da McKinsey & Company, para você aplicar no seu negócio e se destacar no mercado.
Consciência da mudança
O primeiro passo é reconhecer que seu negócio precisa passar por um processo de inovação, e também compreender a importância da análise de dados para tomada de decisões e como a tecnologia afeta todo o ecossistema organizacional.

Orientação externa
Nada se faz só ou sem ajuda; por isso, é recomendável buscar parcerias para o processo de digitalização na empresa. A parceria especializada pode fazer com que o empresário enxergue as oportunidades de otimização de processos com meios digitais e mostrar como aplicá-las na prática.
Centralidade do cliente
Como mencionamos anteriormente, a relação do cliente com as empresas mudou e a sua maneira de consumo também. Sendo assim, é importante compreender em quais canais os clientes estão presentes e como se comunicar com eles, seja desde um site principal bem estruturado e intuitivo até um atendimento mais ágil via WhatsApp, por exemplo.

Estrutura organizacional
Aplicar a mentalidade digital nos negócios envolve mexer em toda a estrutura organizacional, desde a quantidade de funcionários em certos setores até a otimização de processos internos e externos. Claro que todas essas mudanças devem estar alinhadas com as estratégias do negócio.
Experimentação
Se a tecnologia muda constantemente, novas estratégias devem ser traçadas no mesmo ritmo. Isso envolve experimentação de novos métodos e aplicação de novas tecnologias para se manter atualizado nas novidades do mercado.
Pesquise, estude e consulte as principais tendências e perceba o que mais faz sentido para o negócio naquele momento ou para o futuro, seja para aprimorar processos internos ou a jornada do cliente.
Jornada do Cliente
Este tópico é essencial para qualquer tipo de negócio, independente do nicho. Compreender e traçar o processo de venda, compra e pós-venda gera fidelização de clientes. Mas inserir a tecnologia vai, além de otimizar tempo e recursos, deixar a experiência do usuário mais confortável e única.
Com estas práticas, a transformação digital se torna mais eficaz na empresa e traz impactos positivos a longo prazo na experiência do cliente, o que pode implicar em fidelizações e de melhor qualificação de leads.
É bom lembrar que a transformação digital deve ser constante. O dinamismo do mercado apresenta novas vantagens o tempo todo, e você, empreendedor, deve estar sempre um passo a frente. Por isso, seja adaptável, e mesmo que a transformação digital tenha sido concluída, não hesite em revisitar estratégias e aprimorá-las.
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