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Networking: entenda como conexões estratégicas potencializam startups

A prática de desenvolver conexões estratégicas pode impulsionar negócios. Desde possíveis parceiros aos investidores, o networking pode ser a chave para levar startups a níveis mais altos no mercado.


A palavra networking é uma junção de palavras inglesas: “net” significa rede e working é trabalho. Em uma tradução livre para o português seria algo como “rede trabalho” ou “rede profissional”. 


Networking é o processo de construir relações profissionais que podem transformar seu negócio. Seja para encontrar investidores, parceiros ou até clientes, o networking é a chave para startups que buscam crescer rapidamente no mercado


Neste artigo, você vai entender como e os motivos para fazer networking eficaz alinhado aos propósitos do seu negócio.


pessoas fazendo networking na empresa
O networking é uma prática contínua que pode gerar oportunidades de negócios, investimentos e crescimento escalável da startup.

Por que fazer networking?


Ampliar a rede de contatos profissionais é de extrema importância para negócios de todos os portes, pois permite que a empresa ganhe espaços maiores no mercado e de relevância ao consumidor final. 


Claro que para isso é preciso ter definido algumas coisas como:


  • O nicho de mercado — é o recorte específico do mercado que sua solução vai atuar. Verifique qual é a situação atual deste nicho de mercado e se é viável para produzir soluções;

  • Público-alvo agora é preciso saber com quem a sua empresa vai se comunicar e como irá suprir as necessidades deste público. Importante é que o público precisa ser os mais segmentado possível (por exemplo: empresários homens de 30-50 anos, da cidade de Curitiba);

  • Validação do produto/serviço — testar a experiência do cliente com sua solução e coletar feedbacks para aprimorá-la. Se for positivo, pode seguir em frente, caso contrário, é preciso rever o que pode ser ajustado.


Estas etapas são essenciais para que o negócio possa ganhar espaço no mercado. O ideal é que a rede de networking também se expanda ao mesmo ritmo que o negócio. 


Agora veja os motivos de fazer networking e como podem impulsionar sua empresa.



1. Acesso a oportunidades de negócio


Ampliar o networking tem as oportunidades de negócio como principal vantagem. Ao desenvolver uma rede de contatos com empresas, investidores e potenciais parceiros, a empresa pode aprimorar processos, produtos e serviços, além de alavancar posições no mercado.


O networking permite que a empresa faça conexões estratégicas, o que por consequência gera maior impacto e autoridade do negócio. 


Por exemplo: ao fazer colaboração com uma empresa de tecnologia, há chances de aplicar melhorias em processos, ao mesmo tempo que se pode oferecer algo vantajoso.


2. Atração de investidores


Sem dúvidas uma rede de networking qualificada chama a atenção dos investidores! 


O investidor entende que se a startup ou empresa tem ótimos contatos, sua credibilidade é maior, o que fornece segurança aos investimentos.


É possível encontrar investidores interessados em programas de tese de investimento ou de aceleração de startups.


3. Acesso a mentorias e conhecimento


Quanto maior for o contato com empreendedores experientes, os insights se tornam mais valiosos para a startup, que podem ser aplicados no dia a dia ou, até mesmo, melhorar questões na gestão que não haviam sido reparadas antes.


4. Maior visibilidade e credibilidade


Lembra que relacionamos a credibilidade ao investimento? Pois ela será constante na vida da organização. Seja para os investidores, parceiros e clientes, a credibilidade será norteadora da reputação da empresa.


Participar de fóruns, workshops e eventos do nicho deixam a startup em evidência, o que gera visibilidade.


Importante aproveitar estes eventos para expandir o networking.


5. Expansão de mercado


É esperado que nisso tudo, a startup comece a escalar no mercado. Com o networking bem estruturado, é possível explorar novos mercados e até mesmo expandir internacionalmente.


O networking acaba sendo portas e janelas de oportunidades, desde que feita de maneira estratégica.


Quando fazer networking?


É comum se perguntar qual é o momento ideal para fazer networking, a verdade é que quanto mais cedo melhor. Vamos entender quando começar a desenvolver uma rede de conexões profissionais.


Desde o início da Startup


A ideação é o momento em que a startup desenha os processos da solução, seja um serviço ou produto. E também é a ocasião ideal para conhecer mentores e possíveis cofundadores. 


Realize o benchmarking, navegue pelo LinkedIn e entenda o mercado que está inserido.


Durante eventos do setor


É recomendável que sua startup participe de eventos, hubs de inovação, hackathons, conferências, programas voltados para startups, porque assim a possibilidade de se conectar com pessoas e empresas entusiastas com a solução é maior.


No dia a dia


É preciso ir além dos eventos externos. Ao fechar com clientes, não fique preso somente na venda, o instigue a conhecer sua solução mais afundo.


O mesmo raciocínio pode ser feito na universidade, em contato com fornecedores e nas redes sociais, principalmente o LinkedIn.


Na expansão da startup


Se a intenção é alcançar novos públicos ou mercados, é recomendável que o networking se expanda também. Com os objetivos traçados, fica mais fácil segmentar os contatos profissionais. 


Nas redes sociais ou no site oficial da startup, mostre os resultados, os cases de sucesso e deixe claro os objetivos de expansão, isso tudo fortalece a reputação e abrange as oportunidades de networking.


Como fazer networking de forma estratégica?


Certo, já foi estabelecido os momentos ideais para fazer conexões, mas como fazer as conexões profissionais e como saber se elas são eficientes e estratégicas?


Existem alguns pontos norteadores para saber, são eles:


1. Defina seus objetivos


Já diz o ditado: quem fala com todo mundo, não fala com ninguém


Tenha em mente quem você quer atingir de primeiro momento: investidores? Clientes? Parceiros?


É importante saber disso porque o discurso deve ser adequado para se aproximar desses diferentes públicos.


Você não vai falar com os investidores da mesma forma que fala com clientes, certo?


2. Tenha um Pitch pronto


Pitch é uma apresentação curta direta sobre uma empresa ou projeto com a intenção de despertar o interesse de clientes, investidores ou parceiros.


Quanto mais refinado e objetivo for um pitch, maior a possibilidade de conexão com personalidades e empresas relevantes para alavancar sua startup.


Faça roteiros, grave vídeos, mostre para familiares e amigos, faça testes e só pare quando o pitch estiver pronto para apresentar.


3. Participe de eventos e comunidades


Já mencionamos os eventos, mas também é válido mencionar as comunidades, seja no LinkedIn ou outras redes sociais, aceleradoras, fóruns de empreendedores, etc. 


Todos esses espaços são propícios para expandir a rede de contatos profissionais.


4. Ouça mais e fale menos


Networking não é só sobre vender sua ideia, mas também sobre entender o que os outros precisam e como você pode agregar valor.


Ouvir o que o outro tem a dizer faz parte da comunicação e pode ser um recurso valioso para manter contato.


Por exemplo, ao participar de uma conferência, ao invés de focar apenas em promover sua solução, escute atentamente os desafios que outras empresas estão enfrentando. Você pode identificar uma oportunidade de parceria ou até uma melhoria em seu próprio produto, baseando-se no feedback real do mercado.


5. Mantenha o contato


Agora vem a parte mais importante do networking: manter o contato.


Sim, a conexão também é importante, mas ao manter o contato você se mostra à disposição de novos negócios e possibilidades para alavancar sua startup.


Então, após conhecer alguém, envie uma mensagem de follow-up, conecte-se nas redes sociais e busque manter um relacionamento contínuo.


6. Ofereça ajuda antes de pedir algo


Como mostramos, o networking funciona melhor quando é uma via de mão dupla. Sendo assim, se você puder ajudar alguém primeiro, há mais chances dessa pessoa querer retribuir no futuro.


Além disso, o contato pode recomendar os serviços ou produtos a outras pessoas, sendo uma expansão “orgânica” do seu networking.


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Um networking valioso é aquele feito com estratégia. O Pateo76 é a oportunidade perfeita para que sua startup aprimore o networking e o modelo de negócios com mentores especializados e workshops com temas atuais do mercado.


O networking não é uma estratégia pontual, mas uma prática contínua que, quando feita corretamente, pode transformar sua startup. Não perca tempo – comece a construir suas conexões agora mesmo e observe o impacto no seu negócio!


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