IA Generativa - vale a pena levar para a sua startup?
- Pateo76
- 7 de ago.
- 4 min de leitura
Entenda como a Inteligência Artificial Generativa pode impulsionar os negócios com baixo custo e alto impacto.
A inteligência artificial chegou para ficar. E não é nenhum exagero afirmar isso, já que ela já está moldando as relações humanas, o modo de pesquisa on-line e, até mesmo, no comportamento de consumo.
A vertente mais popular desta tecnologia é a IA generativa, que tem o intuito de gerar respostas e análises, às vezes complexas ou não, em segundos.
Neste artigo, vamos explorar um pouco mais sobre a IA generativa e como ela pode colaborar com os fundadores de startups.
O que é IA generativa?
É o modelo de IA que utiliza Machine Learning — aprendizado de máquina, em português —, para identificar padrões e dados de conteúdos criados por humanos para conseguir gerar respostas.
Em seguida, com os padrões aprendidos, ela pode desenvolver conteúdos novos, conforme o pedido no prompt, feito pelo usuário.
Só o ChatGPT, plataforma de IA generativa da Open AI e mais popular, conta com mais de 400 milhões usuários ativos e mais de 2 milhões de corporações pagantes.
É inevitável que pequenas e médias empresas estão usando agentes inteligentes para impulsionar os próprios negócios. Isso não é diferente de startups, que, muitas vezes, comercializam soluções integradas a uma IA.
Mas como usar a IA generativa para fortalecer sua marca de forma estratégica e rentável?

Como a IA generativa pode ser aplicada na startup
A IA generativa otimiza processos e pode trazer um respiro para os fundadores, que podem focar em outras prioridades.
Ela pode ser útil nos seguintes segmentos:
Produção de conteúdo: a IA generativa pode produzir blogs, posts para redes sociais, vídeos, imagens, descrições de produtos e e-mails com um prompt;
Otimização de processos: todas as tarefas repetitivas podem ser automatizadas;
Personalização: atendimento e experiências personalizadas aproximam e fidelizam clientes;
Redução de custos: quando bem implantada, a automação pode reduzir significativamente os gastos, como a de mão de obra e tempo de desenvolvimento.
Pesquisa: IAs como o Gemini ajudam bastante no processo de pesquisa, com dados apurados;
Assistência pessoal: as IAs generativas, quando bem treinadas pelo usuário, podem oferecer serviços de assistência pessoal, como agendamentos, revisão e previsões comerciais.
Cuidados ao implementar IA generativa na startup
A IA não é uma tecnologia recente, mas só agora ganhou proporções mundiais e de fácil acessibilidade, o que reforça a importância dos desafios que os fundadores podem enfrentar ao automatizar certos processos com IA generativa.
Os provedores responsáveis pelas inteligências artificiais são atualizados a todo momento, e novos modelos surgem mais rápido, mas não é por isso que o senso crítico deva ser deixado de lado.
Nem tudo o que a IA produzir será assertivo ou orgânico. Antes de pedir um prompt, trabalhe no propósito do pedido e o que pode ser feito.
IA é ferramenta. Não a substituição humana.
Alguns pontos que os fundadores devem prestar a atenção:
Qualidade e relevância: todo conteúdo gerado deve ser revisado e ajustado, para garantir a relevância, o tom da marca e a qualidade;
Custos e recursos: a startup deve ter alguma capacidade técnica e financeira para implementar as ferramentas;
Ética: é fundamental estar atento às questões éticas, como o viés nos dados de treinamento da IA, para evitar a geração de conteúdo discriminatório ou problemático;
Criatividade humana: a IA é uma ferramenta. Ela não substitui a criatividade humana, mas a potencializa.
IAs generativas para startups usarem
Com o boom das inteligências artificiais, agora existe uma gama de ferramentas automatizadas, pagas ou não, de fácil acessibilidade, e otimizam a rotina da gestão de negócios.
A IA generativa está em quase todos os setores para ajudar uma empresa, desde produção de conteúdo, descrição de produtos para site e-commerce e até produção automática de planilhas.
Vamos listar algumas IAs que podem ajudar o empresário no dia a dia.
ChatGPT
A ferramenta do momento e com maior número de usuários pelo mundo, a IA da Open AI produz textos, cria imagens, documentos e apresentações com o Canva.
O que pode fazer: textos corporativos e de alta complexidade, gera imagens em diferentes estilos, roteiros para vídeos, documentos para impressão, assistência pessoal, comparação entre produtos ou serviços, pesquisa de mercado e de preço.
Cuidados: as informações podem ser incorretas e pode haver erros de gramática e redundância em textos. É recomendável ter o senso crítico e critério ao ler o que o ChatGPT produziu.
Gemini
Semelhante ao ChatGPT, a IA do Google tem feito atualizações para se destacar no mercado. A mais recente é o Veo 3, que é a plataforma que produz vídeos curtos com ultrarrealismo.
Por estar conectado à base de dados do Google, a ferramenta é excelente para fazer pesquisas mais densas e precisas, com as fontes anexas para consulta.
O que pode fazer: pesquisas mais complexas, produção de texto, vídeos curtos autorais, resumos de informações.
Cuidados: verifique todas as informações, dados e fontes que o Gemini fornecer, pode haver inconsistências.
Midjourney
Quer produzir conteúdos visuais autênticos? A IA Midjourney oferece uma experiência acessível para produções visuais com custo inicial baixo.
Ela é ideal para produções de peças originais, mockups, design de marca.
O que pode fazer: criar artes visuais, vídeos curtos ultrarrealistas ou artísticos, peças publicitárias, apresentações visuais, desenvolvimento de identidade visual.
Cuidados: por basear as artes em diversas referências, nem tudo será totalmente original; por isso, é bom tomar cuidado com obras autorais que podem ter copyright.
Notion AI
Organização é imprescindível no meio corporativo, por isso o Notion desenvolveu a IA generativa própria, para que os usuários — principalmente empreendedores — pudessem desenvolver suas rotinas e prioridades de maneira intuitiva.
O que pode fazer: resumir anotações de reuniões, fazer e gerenciar listas de tarefas, produz, traduz e revisa textos, rascunhos de fluxogramas e de gerenciamento de projetos.
Cuidados: revise os conteúdos e textos gerados, verifique os fluxogramas e adeque conforme sua necessidade.
O Pateo76 está com o futuro das empresas
A IA generativa é apenas mais um passo dentro da Indústria 5.0 — que abrange a automação total de processos repetitivos e a intermediação humana —, e o Pateo76 está atento às oportunidades no mercado e quer levar mais startups ao topo.
Por meio de workshops, reuniões, conexões com outras startups e hubs, o Pateo76 promove um ambiente tradicionalmente inovador para que pequenas e médias empresas e startups se fortaleçam no mercado com inovação.
Quer levar sua startup ao próximo nível? Conecte-se ao Pateo76 e faça parte dessa comunidade inovadora. Participe da comunidade do Pateo76 aqui.